Todo fio de cabelo possui escamas. Para que se dê tal constatação, basta que nele sejam passados o polegar e indicador, pressionando-o de cima para baixo – e se perceberá que ele é liso. Se, no entanto, você realizar esse mesmo movimento no sentido contrário, notará que o fio é áspero, já que as escamas estão direcionadas para baixo.
Quando lavamos os cabelos, as escamas dos fios se abrem para absorver a água – é por esta razão que os fios ficam pesados. Após o enxágue do xampu, o mais comum é que as pessoas torçam o cabelo (para retirar o excesso de água) e passem o creme hidratante ou o condicionador – produtos que, por sua vez, possuem uma base oleosa, tendo-se em vista que, teoricamente, a sua função consiste em hidratar os fios, certo?
O que acontece é que, se os fios estão cheios de água, e água e óleo não se misturam, isto significa que o produto para hidratar o cabelo em casa passará pelos fios sem que estes o absorvam completamente. Somente cerca de 10% dele será absorvido – que é, justamente, a quantidade suficiente para conseguir desembaraçá-los. Ou seja: por mais caro que se pague por esses produtos, o resultado de qualquer um deles será o de uma hidratação superficial. Já no salão, a sua absorção pode ser de até 25%, porque o excesso de água é retirado com a toalha e secador. Já com os produtos da plástica capilar usado pela sua cabeleireira, que são aplicados nos fios secos, a sua absorção é de 99%, pois os cabelos não contêm água.
Nenhum comentário:
Postar um comentário